segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

orações subordinadas adjetivas : teoria

O que é oração subordinada adjetiva?


A oração subordinada adjetiva é aquela que equivale a um adjetivo e desempenha em relação à oração principal a mesma função sintática que um adjetivo desempenharia. Por exemplo:



Admiro pessoas que se esforçam.

Admiro pessoas esforçadas.



A oração que se esforçam equivale ao adjetivo esforçadas e desempenha, em relação à oração principal, a mesma função sintática que o adjetivo – de adjunto adnominal. As orações subordinadas adjetivas ligam-se à oração principal por meio de pronomes relativos: que, cujo, onde.


1. Estrutura da oração subordinada adjetiva

A oração subordinada adjetiva sempre vem introduzida por um pronome relativo: que (de que, em que...), o qual (os quais, a qual, as quais), onde, cujo, quanto.



Na oração principal, existe um substantivo (ou pronome substantivo) que, por anteceder o pronome relativo, recebe o nome de antecedente. A oração subordinada adjetiva coloca-se sempre após esse antecedente, mesmo que precise interromper a oração principal:



O circo de cavalinhos, que era esperado para março, antecipou sua chegada.





Classificação das orações subordinadas adjetivas

Podem ser restritivas ou explicativas, dependendo do tipo de relação que a oração subordinada adjetiva estabelece com o termo a que se refere:


Restritiva

Quando restringe ou especifica o sentido do antecedente:



Os brasileiros que são otimistas acreditam no novo plano econômico.



No exemplo acima, a oração adjetiva restringiu os brasileiros a somente aqueles que são otimistas, ou seja, só os otimistas acreditam no novo plano.

Explicativa

Quando não restringe o sentido do antecedente, apenas explicita uma característica dele:



Os brasileiros, que são otimistas, acreditam no novo plano econômico.





Nesse caso, a oração subordinada adjetiva expressa uma característica atribuída aos brasileiros, porém não restringe seu significado. Por essa frase entendemos que todos os brasileiros são otimistas e acreditam no novo plano econômico.



Observe a diferença:



Cortarei os doces que estão me fazendo engordar.



A oração subordinada adjetiva é restritiva, porque indica que só alguns doces serão cortados.



Cortarei os doces, que estão me fazendo engordar.



A oração subordinada adjetiva é explicativa, porque todos os doces serão cortados.











2. Pontuação das orações subordinadas adjetivas

As orações subordinadas adjetivas restritivas nunca se separam da oração principal:



"Não havia vozes que amansassem as dores que andavam no coração de seu povo."

(J. Lins do Rego)





Mas podem, por razões de clareza, vir finalizadas por uma vírgula, especialmente se terminam por verbo:



Os brasileiros que não se envolvem com política, os que ignoram o tema, os que ficam entediados...





As orações subordinadas adjetivas explicativas vêm obrigatoriamente separadas da oração principal por meio de vírgulas:





"Enquanto faziam isso, Eulália, que desde o despertar não dissera uma única palavra, continuava sentada no chão (...) "

(Érico Veríssimo)



"Passaram a Praia das Castanheiras, que se enchia de banhistas." (Autran Dourado)

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Orações subordinadas adjetivas

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS




* * *





1-) Transforme a oração subordinada adjetiva em período simples através de um adjetivo:

a-) O homem que trabalha merece recompensa.

b-) O aluno que se esforça aprende.

c-) Visitamos uma praia que atrai pelo sossego e beleza.

d-) Trata-se de uma literatura que instrui. .

e-) É uma peça que diverte do começo ao fim. .

f-) O time que venceu receberá um troféu.

g) Diga somente palavras que agradem ao público. .

h-) Esta é uma água que se pode beber. .

i-) Sou uma nuvem que passa.

j-) Recebemos uma proposta que não se pode aceitar. .



2-) Faça ao contrário:

a-) Este é um caso insolúvel. .

b-) Assistimos a uma cena inacreditável. .

c-) Cometeram uma falta imperdoável.

d-) É um rio piscoso. .

e-) Compramos uma terra produtiva.

f-) Foi um passeio agradável.

G -) O aluno estudioso aprende. .

h-) É uma moça encantadora.

i-) Costuma receber a todos com um sorriso acolhedor.

j-) O time perdedor já fica desclassificado.



3-) Sublinhe a oração subordinada adjetiva e circule o pronome relativo que a introduz.

a-) Não vejo nada senão a névoa que toca o vento.

b-) Deixe-o na sua tristeza que parecia incurável.

c-) São luzes fracas que não conseguem expulsar as sombras da noite.

d-) Saíram todos quantos assistiram ao jogo.

e-) Esta é a casa onde nasci.

f-) Houve um momento em que olhei sua cara banal.

g-) Agora apresentamos a pessoa a quem nos referimos.

h-) Isso que você está dizendo parece impossível.

i-) Há também homens morenos que cantam na porta de alguém.

j-) Aos meus pais devo tudo quanto de bom há em mim.

k-) Os jovens preferem exportes que forçam os músculos.

l-) Ele, que tanto lutou, não ganhou nada.

m-) Dirigi-me ao jornaleiro da esquina, o qual me atendeu amavelmente.

n-) Há regiões no Brasil cujos recursos naturais continuam inexplorados.

o-) Depois viajaram para Belém, onde permaneceram uma semana.

p-) Levamos tudo quanto nos pertencia.

q-) No armazém da esquina compramos os mantimentos de que precisamos.

r-) A operação cirúrgica a que se submeteu salvou-lhe a vida.

s-) O navio em que viajei oferecia todo o conforto.

t-) Na viagem conheci uma jovem americana com quem mantinha longas conversas.

u-) O atleta não me disse o motivo pelo qual desistiu da competição.

v-) Paramos em frente a um museu, em cuja escadaria nos sentamos.

w-) Estes veículos, a respeito dos quais já lhe falei, são de fabricação nacional.

x-) Os náufragos, que chegaram à praia ,foram logo devorados pelos índios.

y-) Expus imediatamente o caso a Leandro, com quem me dou muito bem.



* * *













4-) Divida e classifique as orações subordinadas adjetivas:



a-) Pedra que rola não cria limo



b-)A raposa, que é muito matreira, enganou o corvo.



c-) Fui recebido numa pequena sala, que era modestamente mobiliada.



d-) Conversaremos na sala que estiver mobiliada.





e-) Não corte as árvores em cujos galhos há orquídeas.



f-) O parque era sombreado por belas árvores, de cujos galhos pendiam orquídeas.



g-) Conheces o lugar onde o avião caiu?



h-) O avião caiu na selva Amazônica, onde foi encontrado vinte horas após.



i-) Eu, que não falo japonês, não entendi nada.



j-) Cachorro que late não morde.



5- Una as orações absolutas, formando uma oração subordinada adjetiva:

a-) Foram longos dias. Esses dias demoraram a passar.

b-) É um grande amigo. Com esse amigo se pode contar.

c-) Possui um grande talento. Desse talento precisaremos.

d-) É um bom argumento. Nesse argumento confio muito.

e-) É dono de um grande potencial. Esse potencial deve ser valorizado.

f-) Foram meses de muito esforço. Esse esforço nos deixou esgotados.



6-)Sublinhe a subordinada adjetiva e classifique:



a-) As baleias, que hoje são protegidas por leis, já estiveram ameaçadas de extinção.

b-) As crianças de que lhe falei chegarão hoje.

c-) Todos que passavam pela praça admiravam aquela escultura.

d) A casa, que deixamos, era espaçosa.

e) As pessoas esperaram um longo tempo pelo médico, o qual não apareceu.



f-) Os problemas que acontecem na fábrica são grandes.

g) Os trabalhadores que lutam e se esforçam merecem respeito.



h-) Os trabalhadores, que lutam, merecem respeito. .



7-SUBLINHE AS ORAÇÕES SUBORDINADAS E CLASSIFIQUE-AS:



a-) Ela é a poetisa de quem gosto muito.

b-) Não tenho dúvidas de que os alemães trouxeram importantes influências a nossa cultura.

c-) As frases de que precisamos devem ser sinceras.

d-) As frase que ouvimos são falsas.

e-) Todos sabemos que o alemão trouxe importantes valores consigo.

f-) Não devemos esquecer que o trabalho rural é fundamental para a economia do país.

g-) Que se compreenda o valor do negro é fundamental.

h-) Ele disse que não quer falar comigo hoje.

i-) A dançarina, que trabalha no teatro, sempre é notícia.

j-) As ruas que os portugueses dominaram são, hoje, passeio de turistas.

l-) Impediram que ele entrasse.

m) Os alunos que mais reclamam são os que menos rendem.

n-) A natação, que é um esporte maravilhoso, fortalece os músculos.

o-) Pensei que saberíamos tudo na prova.

p-) Ela tem grande desejo de que eu seja militar.





8-Numere de acordo:

1- Assindética

2- Sindética aditiva

3- Sindética adversativa

4- Sindética alternativa

5- Sindética conclusiva

6- Sindética explicativa



a- ( ) Foi embora e nem me disse adeus.

b- ( ) Ora brigam, ora estão de bem.

c- ( ) Ande depressa porque já está esfriando.

d- ( ) Estudou muito mas não conseguiu a média

e- ( ) Espere pois haverá outras oportunidades

f- ( ) Leio muito, pois quero instruir-me

g-( ) A espada vence, mas não convence.

h-( ) A doença vem a cavalo e volta a pé.

i- ( ) Custou, mas acertou.

j- ( ) Ao redor da fogueira as crianças riam, dançavam e cantavam.

l- ( ) Estiveste lá, logo ouviste a notícia.

m-( ) Às vezes há mundos num grão de areia e nada num coração humano.

n- ( ) Ou lutas contra a corrente ou serás levado por ela.

0- ( ) Patrícia é irrequieta, todavia tem bom coração.

p- ( ) Não assisti ao filme por isso não posso comentá-lo.



9--Sublinhe a subordinada e numere, sendo:

( 1 ) Subordinada substantiva e ( 2 ) Subordinada adjetiva:

a- ( ) Este é o mestre a quem muito devemos.

b- ( ) Faça tudo quanto eu lhe disser.

c- ( ) Convém que saibas da verdade.

d- ( ) Os jornais informaram que o Estado do Mato Grosso se dividiu.

e- ( ) Descobri onde ele morava.

f- ( ) Não sei como chegaram até aqui.

g- ( ) Não me oponho a nada.

h- ( ) A verdade é que ele não presta.

i- ( ) Voltou a inquietude a qual sentira pela manhã.

j- ( ) Senti que me puxavam o braço violentamente.

l- ( ) Não há palavras que digam todas as belezas nossa terra.

m-( ) Há muitos olhos os quais têm aquela cor meio verde.

n- ( ) É interessante a idéia de que façamos uma gincana.

o- ( ) O orador exclamava isso: “que o Brasil já está se desenvolvendo!”

p- ( ) Sabe-se que nossa escola é a melhor.



10- Classifique as orações do exercício anterior:



:

11-) Divida o período em orações e classifique-as:



a-) Os homens chegaram à lua e a lua perdeu o sossego.

b-) Pergunte ao professor, que ele sabe.

c-) Comprei uma fazenda que pertencera a um barão.

d-) Nas cidades onde passei tive uma calorosa recepção.

e-) Ali, bem ali, esperávamos que os balões caíssem.

f-) Que te justifiques convém.

g-) Confiamos em quem nos quer bem.

h-)A vida que devemos ter deve ser uma obra de arte.

i-) O balão subiu rápido, desapareceu no céu.

j-) Voltei para casa, certo de que havia feito uma boa prova.

l-) O terremoto foi forte, porém não houve vítimas.

m-) O prefeito tomara medidas que contrariavam os interesses do povo.

n-) Rute era quem mais reclamava.

o-) Uma coisa lhe garanto: que estes abusos não se repetirão.

p-) Acreditava-se que a Terra fosse imóvel.







12-Classifique os períodos e suas orações:



1-) Conseguimos os recursos necessários ou não montamos a peça.

2-) Não escreverei nada nem darei entrevista.

3) Muitos queriam que eu desistisse.

4- Que você venha é muito importante.

5-) Derrubaram o regime que reprimia.

6-) Esta é a praça onde a orquestra dará o concerto.

7-) Os povos da América Latina enfrentam problemas semelhantes, por isso devem unir-se.

8-) Tinha boas idéias mas não as defendia.

9-) O médico deu a notícia que tranquilizou a todos.

10-) A mulher, que sempre foi oprimida, vem conquistando sua libertação.

11- Só te peço isto: que sejas pontual.

12-) Sua aflição era que o rapaz não se abria.

13-) Admiramos as pessoas que defendem suas idéias.

14-) Nossas respostas coincidem, portanto estão certas.

15-) O racismo, que é uma violência contra o ser humano, tem nosso repúdio.



* * *

13-DIVIDA E CLASSIFIQUE AS ORAÇÕES:



1-) Não falem agora que o momento é delicado.





2-) Você devolve todo o dinheiro ou denunciaremos toda a trama.



3-) Queremos que você nos deixe em paz.



4-) Estava receoso de que desarquivassem o processo.



5-) Fica neste município o sítio onde será rodado o filme.



6-) Estas são medidas que inflacionam.



7-) Sem dúvidas, é uma situação que desmoraliza.



8-) Continue escrevendo pois você pode ir longe.



9-) Reativemos o transporte ferroviário porque é o mais econômico.



10-) Que o réu seja absolvido é possível.



11-) Meu gosto era que você fosse dentista.



1 2-) Você não tem medo de que o assaltem

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Orações subordinadas substativas

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO



Um período é composto por subordinação quando há orações que dependem sintaticamente de outras. Esse período consta de uma oração principal e uma ou mais orações subordinadas (ou dependentes).

A oração subordinada exerce função sintática de um termo da oração principal e vem, normalmente, ligada por uma conjunção subordinativa.

Dividem-se em: substantivas, adjetivas e adverbiais.



Orações Subordinadas Substantivas



Exercem a função de um substantivo e classificam-se de acordo com a função que desempenham em relação a oração principal.

Geralmente, vêm introduzidas pelas conjunções integrantes que, se.



1- SUBJETIVA: Exerce função de sujeito da oração principal. O verbo da oração principal está sempre na 3ª pessoa do singular. Exemplo:

O quê? 1ª 2ª

É necessário/ que você nos oriente.

Or. Principal Or. Subord. Subst. Subjetiva



2- OBJETIVA DIRETA: Exerce função de objeto direto da oração principal – o verbo é transitivo direto e pede complemento. Faz-se as perguntas o quê? quem? após o verbo da oração principal.

Esta oração também pode ser introduzida pelas seguintes palavrinhas: quem, qual, quanto, como, quando e alguns pronomes indefinidos. Exemplo:

1ª o quê? 2ª

Ele comunicou / que partiria.

Or. Principal Or. Subord. Subst. Objetiva Direta



3- OBJETIVA INDIRETA: Exerce função de objeto indireto da oração principal. O verbo é transitivo indireto e pede complemento. É sempre introduzido com auxílio de preposição. Faz-se as perguntas com a preposição que estiver na frase, sempre após o verbo. Exemplo:

1ª de quê? 2ª

Ele se lembra / de que eram seis.

Or. Principal Or. Subord. Subst. Objetiva Indireta



4-COMPLETIVA NOMINAL: Exerce função de complemento nominal da oração principal. Vem sempre introduzido por preposição e completa o sentido de nomes (substantivo, adjetivo e advérbio). Exemplo:

1ª 2ª

Tenho receio / de que seja tarde.

Or. Principal Or. Subordinada Subst. Completiva Nominal



5- PREDICATIVA: Exerce função de predicativo da oração principal. A última palavra da oração principal é um verbo de ligação. Exemplo:

1ª 2ª

A verdade é / que ele voltou. { é – verbo de ligação (ser)}

Or. Principal Or. Subord. Subst. Predicativa



6- APOSITIVA: Exerce função de aposto da oração principal. Esta oração explica um substantivo ou pronome da oração principal. Podemos retirar a conjunção que da oração subordinada. Exemplo:

1ª 2ª

Só tem um desejo:/ que sejas feliz.

Or. Principal Or. Subord. Subst. Apositiva































EXERCÍCIOS:



1-) Transforme a oração subordinada substantiva em período simples:

a-) Os cidadãos querem que o governador os apoie.

b-) Pediram que o professor os auxiliasse.

c-) Anunciaram que o presidente chegaria.

d-) Informaram que o avião partiria.

e-) É importante que eles se unam.



2-) Faça o contrário do exercício 1:

a-) Aguardo o seu chamado.

b-) Verifique a existência de moléstia.

c-) Pediram a minha demissão.

d-) Precisamos de sua ajuda.

e-) Espero a sua colaboração.



3-) Divida e classifique as orações subordinadas abaixo:



a-) Começou a sentir que alguma coisa o agitava.



b-) Pensei que seríamos vitoriosos.



c-) Não se esqueça de que tem um horário rígido.



d-) Não sei quando voltarão.



e-) Parece certo que Roberto receberá a promoção.



F-) O engraçado é que você ficou na mão.



g-) Desejo um favor: que me empreste este disco.



h-) Ficou certo que hoje haveria jogo.



i-) Tudo depende de que estejas bem preparado.



j-) Márcia tinha receio de minha companhia.





4-)Classifique as orações grifadas:



a-) Não sei como chegaram até aqui.

b-) Perguntei-lhe se sabia do ocorrido.

c-) Não me oponho a que saias com ele.

d-) Que você volte ao colégio é fundamental.

e-) A sorte do rapaz foi que a polícia chegou.

g-) Já disse que não conheço essa moça.

h-) Os jornais deram a notícia de que tu casaste.

i-) Percebi logo que você estava fatigado.

j-) Não aceito essa desculpa: que choveu ontem.

l-) Ninguém revelou que nos desentendemos.

m-) Não convém que sofras.

n-) Tudo depende de que estejas bem preparado.

o-) Insistiu em que não fôssemos à festa.

p-) Descobri onde ele morava.

q-) O homem confirmou que estava interessado na casa.

r-) Eu derrubei o embrulho ,mas não me apavorei.

s-) É um animal frágil, logo merece todo cuidado.

t) O enfermeiro pegou a injeção e o paciente deu um grito.





Classifique as orações grifadas:



a-) Eles têm confiança em que eu faça sucesso.

b) O ideal seria que ninguém saísse antes do sinal.

c-) Ponho meu dinheiro no banco ou compro um carro?

d) Ora nadava, ora se expunha ao sol.

e-) Mexeu-se na poltrona, olhou para cima e levou um tombo.

f-) Que a verdade apareça é preciso.



5-DIVIDA E CLASSIFIQUE AS ORAÇÕES ABAIXO:



a-) Ou você consulta o dicionário ou fica sem resposta.



b-) A casa era velha ,os cômodos eram pequenos, mas estava em ótimo estado.



c-) Percebeu que entre eles havia algum problema



d-) Percebeu que já era tarde.



e-) Que você participe é indispensável.



f-) Não encontrei o Felipe nem vi a Sandra; logo não lhes dei o recado.



g-) Fale, mas não grite, pois aqui ninguém é surdo.



h-) O homem esperava que a mulher aparecesse.



i-) A moça sugeriu isto: que ambos jantassem juntos.



j-) Vejo que a vida não é um mar de rosas.



6-Classifique as orações em destaque:



a-) Fiquei com medo de que Arlete desmaiasse.

b-) Gostei de que fossem vitoriosos.

c-) É impossível que ele faça tal asneira.

d-) Importa que você progrida.

e-) Seu desejo era que o homem aceitasse o convite.

f-) Marina se esqueceu de que nós a convidamos.

g-) Conta-se que há turistas na cidade.

h-) Recebi o aviso de que te casarás com Eva.

i-) Que alguém se julgue perfeito é muito detestável.

j-) Veja que horas são.

l-) Parece que tudo está indo mal.

M Convém que jantemos juntos.

n-) Ignora-se ainda que o câncer tem a cura?

o-) O sol desapareceu e a chuva caiu mansamente.

p-)Os vizinhos tinham a certeza de que o jantar seria alegre.

q) Sente-se aqui e fique calado pois o assunto é muito sério.

r-) Entre na sala ou saia mas não fique parado na porta.

s-) Solicitaram que eu comparecesse.

t) Que você me explique é suficiente.

u-) Já desconfiávamos de que tudo era mentira.

v-) Não corras, que é perigoso.





















Assinale a resposta certa:



1-) “Nota-se que nunca perderam o papel principal”.

A oração sublinhada é:

a-) ( ) Coordenada Sindética Explicativa

b-) ( ) Subordinada Substantiva Predicativa

c-) ( ) Principal

d-) ( ) Assindética

e-) ( ) n. d. a.



2-) “Um se encarregou de que comprasse camarões”.

( ) oração principal

( ) oração absoluta

( ) Coordenada Sindética Conclusiva

( ) Subordinada Substantiva Completiva Nominal

( ) Subordinada Substantiva Objetiva Indireta



3-) Nos trechos:

a-) “Não é possível que a notícia da morte o deixasse tão tranqüilo”.

b-) “Digo que as lágrimas eram verdadeiras”.

A palavra “que” está introduzindo, respectivamente orações:

( ) Subordinada Substantiva Subjetiva e Subordinada Substantiva Objetiva Direta.

( ) Subordinada Substantiva Objetiva Direta e Subordinada Substantiva Objetiva Direta.

( ) Duas Subjetivas.

( ) Subordinada Substantiva Subjetiva e Coordenada Sindética Explicativa

( ) Subordinada Substantiva Objetiva Direta e Coordenada Sindética Conclusiva.



4-) “A verdade é que a gente não sabia nada...”

A 2ª oração é:

( ) Subordinada Substantiva Objetiva Direta

( ) Subordinada Substantiva Predicativa

( ) Subordinada Substantiva Subjetiva

( ) Oração Principal

( ) n. d. a.



5-) Aponte a alternativa em que ocorra oração coordenada sindética adversativa:

( ) Ou você resolve o exercício, ou fica sem nota.

( ) Ele não resolveu o exercício, logo ficou sem nota.

( ) Resolva o exercício, porque você ficará sem nota.

( ) Ele preferia ficar sem nota a resolver o exercício

( ) Ele ficou sem nota, mas não resolveu o exercício.



6-) Há Oração Coordenada em:

( ) A paisagem perdeu o encanto da frescura.

( ) Estudamos toda a matéria para o vestibular.

( ) Tomei um táxi, mas ainda cheguei atrasado.

( ) O autor sobre quem falávamos fará uma palestra amanhã.

( ) Não vejo flores nesta primavera.



7-) I- Não caía um galho, não balançava uma folha.

II- O filho chegou, a filha saiu, mas a mão nem notou.

III- O fiscal deu o sinal, os candidatos entregaram a prova.

Nota-se que existe coordenação assindética em:

( ) apenas na I

( ) apenas na II

( ) apenas na III

( ) em todas

( ) em nenhuma delas.

( ) na I e na III









Reescreva a oração em destaque segundo o modelo abaixo:



(Orações subordinadas substantivas)

É indispensável que modernizemos nosso sistema de trabalho.

É indispensável modernizarmos nosso sistema de trabalho.

É indispensável a modernização do nosso sistema de trabalho.



1. É provável que exista vida em outros planetas.

2. Basta que o povo coopere.

3. A solução é, a meu ver, que devolvam a terra a seu legítimo dono.

4. É importante que adquiramos uma aparelhagem mais moderna.

5. Comenta-se, em toda parte, que ele é o responsável por tudo.

6. Convém que leiamos atentamente o texto.

7. O professor sugeriu que interpretássemos o texto.

8. É mister que se conclua com a máxima urgência o planejamento atual.

9. Não importa que o conselho aprove ou não o nosso projeto.

10. Acho bem provável que o diretor intervenha na discussão.

11. É indispensável que aumentemos nossas exportações.

12. O governo espera que os deputados compreendam a importância da medida.

13. Seria útil que alterassem os planos.

14. Nota-se perfeitamente que a atitude é audaz.

15. É necessário que mantenhamos a ordem no recinto.





Reescreva as sentenças a seguir, seguindo o modelo:



(Transformação de período composto em período simples.)

Consideramos que a construção da estrada é perfeitamente viável.

Consideramos perfeitamente viável a construção

da estrada.



1. Julgo que são improcedentes as suas denúncias.

2. Considero que é impraticável a prática do futebol neste estádio.

3, A torcida acha que a compra do atleta é mais do que necessária.

4. O técnico supôs que o estado geral do time era satisfatório.

5. Reputo como sendo inverídicas as acusações a mim atribuídas.

6. Nós reconhecemos que foi imprudente a atitude que assumimos m última reunião.

7. O engenheiro-chefe julgou que seriam incalculáveis os benefícios que a adoção da método traria.

8, Considera-se que é mais do que certa a substituição do embaixador.

9/ Até o momento, o governo não achou que seria conveniente o racionamento de combustíveis.

10. É indispensável que reconheçamos que é impossível a aquisição da matéria prima .



Reescreva a oração em destaque, segundo o modelo abaixo:



É necessário que preparemos os originais.

É necessário prepararmos os originais.

É necessária a preparação dos originais.



1. Fez-se necessário que o diretor estivesse presente.

2. É importante que todos cooperem nesta emergência.

3. Foi desagradável que os torcedores agredissem o juiz.

4. Todos esperam que a seleção volte para homenagear os jogadores.

5. O entrevistado achou razoável que o governo intervisse na distribuição do leite.

6. Seria bom que os interessados devolvessem os formulários no dia seguinte.

7. Foi antipático que discordássemos da opinião geral.

8. Será proibido a partir de amanhã que os alunos entrem sem uniforme.

9. Causou espanto que comparecêssemos ao coquetel, já que

não havíamos sido convidados.

10. A esposa esperava que o marido retornasse do trabalho.